O paraíso
Bombinhas é um verdadeiro paraíso de belezas naturais, repleto de atrativos turísticos e opções de lazer. É uma ótima opção para quem quer desfrutar de agradáveis momentos juntos à natureza

Bombinhas é hoje um dos balneários catarinenses mais procurados pelas famílias que buscam paz e tranqüilidade durante as suas férias, sendo considerado um dos 10 balneários mais bonitos do Brasil. Com 75% do seu território em área de preservação permanente, Bombinhas é considerada um paraíso ecológico do atlântico sul.

Com ótimas opções em restaurantes, bares, e entretenimento, Bombinhas recebe ao longo de todo o ano, milhares de turistas do Brasil e do exterior, que vêm em busca do seu mar cor de esmeralda e de suas 22 praias maravilhosas.

Bombinhas oferece, aos hóspedes do Residencial Canto Belo, um conjunto de belezas naturais e praias com águas extremamente cristalinas, ótimas para banho ou para a prática do surfe, sendo considerada a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios de SC.

O município faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, criadora de várias espécies de aves migratórias, e uma das melhores áreas de mergulho do país.

Além das belas praias emolduradas pela Mata Atlântica, o visitante pode desfrutar de trilhas ecológicas, cachoeiras, reservas naturais para mergulho ecológico, ecoturismo, entre outras atividades que o colocam em contato direto com a natureza local.

Bombinhas conta ainda com diversos pontos turísticos espalhados em três Unidades de Conservação: Parque Municipal da Galheta, Parque Municipal do Morro dos Macacos e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros, onde podem ser realizadas caminhadas ecológicas sobre trilhas que foram construídas pelos antigos moradores na floresta, sendo possível a prática do ecoturismo através da percepção ambiental e turismo de observação ornitológica em plena Mata Atlântica.

E como se todos esses atrativos não fossem suficientes, muitas crenças e lendas regionais enriquecem o folclore local e aguçam a curiosidade tanto dos visitantes, quanto da própria comunidade. Vale a pena conferir!

O paraíso
Opções de Turismo
Opções de Turismo

Bombinhas é considerado um dos 10 balneários mais bonitos do Brasil. As praias mais conhecidas são Bombas, Bombinhas, 4 Ilhas, Canto Grande, Mariscal e Zimbros. É a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios de SC.

Com 75% do seu território em área de preservação permanente, Bombinhas é considerada um paraíso ecológico do atlântico sul. O município faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, criadora de várias espécies de aves migratórias, e uma das melhores áreas de mergulho do país.

Com águas claras e transparentes é o local preferido dos mergulhadores amadores e profissionais. Para os amantes do mergulho, Bombinhas oferece diversas operadoras e escolas de mergulho com certificado internacional.

Bombinhas é o destino ideal para realizar diversas atividades de lazer e esportes de natureza, como caminhadas na praia, escaladas, trekking, rappel, surfe, mergulho, windsurfe, entre outros.

O município oferece natureza em abundância, com cenários de infinita beleza e harmonia, satisfazendo tanto os aventureiros em busca de adrenalina e desafios, quanto as famílias que escolheram Bombinhas como um refúgio natural de descanso.

Colonizada por imigrantes açorianos no século XVIII, ainda hoje seus descendentes mantém vivos os seus costumes e tradições na dança do pau de fita, no artesanato, na tapeçaria e no folclore.

Por localizar-se em uma península (única no sul do Brasil), possui grande diversidade de paisagens, formada por praias, costões, diminutos estuários, dunas, mangues, restingas e a exuberante Mata Atlântica.

Bombinhas também possui unidades de conservação que são referenciais atrativos para a prática de ecoturismo, como o Parque Municipal do Morro dos Macacos, Parque Municipal da Galheta e a Área de relevante interesse ecológico da Costeira de Zimbros.

A prática do ecoturismo, em plena Mata Atlântica, através de caminhadas em trilhas ecológicas, proporciona aos visitantes de Bombinhas observarem a grande diversidade paisagística, formada por praias, costões, pequenos córregos e ribeirões.


Pontos Turisticos
Pontos Turisticos

São diversos os pontos turísticos de Bombinhas, mas entre eles destacam-se:

Morro do Macaco
Localizado na Praia de Canto Grande, o morro possui uma trilha que leva o visitante à aproximadamente 250 m de altitude, podendo visualizar completamente a península de Bombinhas, assim como, todas as ilhas que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Costeira de Zimbros
Essa trilha é composta pelas Praia do Cardoso, Praia da Lagoa, Praia Triste e Praia Vermelha, localizadas (respectivamente) a partir da extremidade direita da praia de Zimbros. A caminhada proporciona ao visitante conhecer um pouco mais sobre o processo de ocupação da península que deu origem ao município, além de um gostoso banho de cachoeira na Praia Triste.

Galheta
Extensa área de Mata Atlântica preservada no costão esquerdo da Praia de Bombas. As trilhas do parque são ideais para a observação da flora e fauna locais.

Praia da Tainha
Localizada no extremo sul da península conhecida como Ponta de Zimbros, com acesso a partir da Praia da Conceição. Durante a caminhada é possível visitar o mirante 360º, com a mais bela vista da baía de Zimbros.

Trilha de Quatro Ilhas
Essa trilha margeia a costa entre as praias de Quatro Ilhas e Mariscal, com um visual belíssimo leva os visitantes até a agreste e quase desconhecida Praia do Caeté.


Crenças e Lendas
Crenças e Lendas

Existem também muitas crenças e lendas regionais que enriquecem o folclore local e aguçam a curiosidade tanto dos visitantes, quanto da própria comunidade. Algumas delas valem a pena conhecer:

Pedra Descansa Defunto
Encontra-se no alto do morro na divisa entre Bombinhas e Porto Belo, antes da abertura da estrada atual era o ponto mais alto do antigo caminho. Quando ocorria algum falecimento em Bombinhas (na época distrito de Porto Belo) o corpo do falecido era levado para o único cemitério, que era o da Igreja matriz de Porto Belo, e os carregadores geralmente colocavam o caixão em cima da pedra para tomar fôlego, antes de iniciar a descida. Segundo o povo, o local é mal assombrado, à meia noite, às vezes, ouve-se o canto de uma coruja, o choro de uma criancinha, aparece um feixe de luz e barulho de latas. Os mais velhos evitavam passar por lá, neste horário.

Duas Irmãs
São duas pedras praticamente idênticas, localizadas na Praia da Sepultura. Acredita-se que foram usadas pelos indígenas que viviam no local como pontos de referência astronômica ou marítima.

Toca do Cabo
Existem dois abrigos naturais que levam este nome. Um encontra-se no morro, à direita da Praia de Fora (Quatro Ilhas), e o outro, na Praia da Sepultura. Contam os mais antigos, que ficou escondido nessas tocas durante vários anos um cabo do exército imperial, que lutou e fugiu dos horrores da Guerra do Paraguai.

Gruta do Monge
Segundo dizem apareceu na Ilha do Arvoredo um homem que trajava roupas rudes e escuras, pensavam que ele era um monge. Este homem abrigou-se em uma gruta existente na Ilha e lá viveu por muito tempo, até que, um dia, desapareceu da mesma forma que chegou, sem deixar vestígios. Deixou as pessoas impressionadas achando que ele fosse algum santo ou mesmo um bruxo. Hoje ainda existe a gruta que, devido ao ocorrido, ficou conhecida como gruta do Monge.

A Cruz da Praia de Fora
Dizem ter sido encontrada por dois homens que estavam na praia, teriam ficado tão impressionados que resolveram fincá-la bem no local onde a haviam achado. Contam que, depois disso, houve naquela praia um lance de tainha jamais visto antes. Então, moradores e pescadores atribuíram a boa sorte ao fato de terem fincado a cruz. Desde então, todos os anos, no dia 03 de maio (hoje mais raramente), algumas pessoas, principalmente os que pescam tainha naquela praia, adornam, a cruz, com flores e fazem pequenas preces para que haja fartura como antes durante a pesca da tainha, cujo inicio ocorre mais ou menos, por esta época. Esta cruz encontra-se em Quatro Ilhas (Praia de Fora, como muitos nativos ainda a chamam), hoje ela é de concreto, pois a original era de madeira e, com o passar do tempo, se deteriorou.

A Misteriosa Luz da Capela
Dizem que sempre que terminavam de rezar as novenas na Igrejinha do Morro do Cemitério, quando todos já haviam descido olhavam para cima e viam uma luz misteriosa na janelinha da capela. Nunca alguém descobriu o que era, mas muitos achavam tratar-se de um tesouro enterrado naquele local.

 
Av.Flamboiant 1347, Praia Canto Grande, Bombinhas - SC - Brasil
Nossos Telefones: +55 51 9791 0710 ou 55 9963 1542 ou 47 9675 0003